SOBRE PARCEIROS C-BOX AUTOR
SOBRE


Apenas o blog de um cara louco e cheio de ideias, tentando um pouco da sua atenção. Um lugar aonde você encontra assuntos abordados de uma maneira simples, rápida e de fácil compreensão. Está esperando o que para começar a ler?


Resenha: Minority Report - A Nova Lei


Minority Report é um livro muito especial para mim, a escrita de Philip K. Dick, o enredo, o modo mágico em que aquele mundo se mostrou através daquelas páginas foram o estopim para eu começar a escrever (já sabem de quem é a culpa... agora só precisam do Death Note). E hoje eu trago a resenha desse livro para vocês conhecerem um pouco mais desse trabalho incrível.
***


Título: Minority Report - A Nova Lei / Autor: Philip K. Dick / Gênero: Ficção Científica / Editora: Record / Sinopse: MINORITY REPORT - A NOVA LEI traz uma coletânea de contos de Philip K. Dick, mestre da ficção científica e criador de histórias cultuadas no meio literário e também nas telas, como Blade Runner: o caçador de andróides (baseado no romance Do androids dream of electric sheeps!) e Vingador do futuro (inspirado em Podemos recordar para você, por um preço razoável). O conto que dá nome ao livro, inspirou o cineasta Steven Spielberg a realizar o filme homônimo que chegou aos cinemas estrelado por Tom Cruise. Houve, ainda, outras adaptações de Dick, como Screamers - Gritos mortais e Impostor, sem mencionar a produção francesa Confissões de um doido, sobre a vida nos EUA da década de 1950, e inúmeros projetos que não saíram do papel.  (Fonte: Skoob)



O livro é composto de dez contos: Minority Report - A Nova Lei, Jogo de Guerra, O que Dizem os Mortos, Ah, Ser um Bolho, Podemos Recordar Para Você Por Um preço Razoável, A Fé de Nossos Pais, A História que Acaba com Todas as Outras Histórias, A Formiga Elétrica, A Segunda Variedade e O Impostor.
Como todo livro de contos, Minority Report tem contos ótimos e algumas decepções terríveis em certos pontos, vale lembrar que o livro reúne contos de épocas diferentes, então temos contos de quando K. Dick estava no seu auge misturados com contos do fim da vida do autor, aonde ele escrevia a base de alucinógenos potentes e com frequentes referencias à religião.
O livro começa com o empolgante MINORITY REPORT - A NOVA LEI (conto que deu origem ao filme homônimo com Tom Cruise em 2002), mostra um futuro utópico aonde não existem crimes, pois algumas pessoas com poderes paranormais descobrem que vai cometer um crime antes do mesmo ser efetuado. A história se desenvolve em torno de um policial que tenta provar sua inocência quando um desses paranormais diz que ele cometerá um crime em breve. O conto, semelhante a todos os outros da coletânea, é cheio de reviravoltas do início ao fim. Já somos introduzidos ao estilo de escrita do autor, sempre bem detalhista, sem cair na enrolação e retratando cenas cotidianas de seus universos paralelos.
JOGO DE GUERRA esse é um dos contos que eu não simpatizei no livro, traz um suspense sobre um brinquedo de guerra que pode contar um poder destrutivo enorme, apesar de bem escrito, e ter uma ideia bem interessante o conto não me agradou por ter um final um tanto quanto sem graça.
Após um morno conto inicia-se a leitura de O QUE DIZEM OS MORTOS, um dos melhores contos da seleção, traz a história de um dono de um grande empresa que acaba morrendo, e sua única parente viva acaba herdando uma boa parte de sua fortuna. Mas essa parente é um tanto quanto exótica, cheia de manias sobre espíritos, e por isso um dos colegas do antigo dono da empresa fica com a responsabilidade de ensinar a moça sobre comportamento e etiqueta, enquanto se preocupa com o desaparecimento do corpo de seu antigo patrão e com fenômenos paranormais que começam a acontecer à sua volta. Foi muito interessante o modo como esse conto me prendeu na leitura, e como teve um encerramento incrivelmente interessante e surpreendente.
A partir dessa parte do livro segue-se uma sequência de cinco histórias que eu não gostei, todas tem o mesmo estilo de escrita fascinante e cheia de reviravoltas, mas todas decepcionaram no fim. Essa sequencia traz contos com ideias um tanto quanto confusas sobre religião, ficção científica, politica, etc. com enredos fracos e desfechos bizarros e sem sentido. Mas dentre esses cinco PODEMOS RECORDAR PARA VOCÊ POR UM PREÇO RAZOÁVEL se destaca, não por ser o pior, mas por ser o único que traz uma história verdadeiramente interessante, nele vemos uma empresa que consegue implantar um chip com memórias falsas, como por exemplo nosso protagonista que queria ir para Marte e paga a essa empresa para ter memórias de férias incríveis no planeta vermelho, já que não pode ir pois não tem dinheiro o suficiente. Mas um pequeno procedimento na implantação dessa memórias revelou um passado obscuro que não deveria ser revelado. O conto tem uma história interessante, que chega a ser até legal, mas nada que um final péssimo não podia ter estragado, que foi o que aconteceu.
Após essa fase ruim do livro chegamos ao seu penúltimo conto: A SEGUNDA VARIEDADE. O conto mostra uma realidade paralela, em uma suposição aonde a Guerra Fria cria proporções gigantescas e acaba dizimando o planeta Terra, aonde humanos e robôs lutam entre si. A história de desenvolve quando um soldado descobre que os robôs conseguiram a capacidade de criar outros robôs semelhantes a humanos, chamados de variedades, existem três variedades duas delas eles conhecem, mas a forma de uma é desconhecida, forma-se então uma atmosfera de desconfiança aonde ninguém é confiável. O conto é muito bom, o autor soube manter o suspense com maestria do inicio ao fim. E por falar em fim, o desse conto é surpreendente e de tirar o fôlego. O conto até inspirou uma fanfic publicada aqui no blog (para ler clique aqui).
Para finalizar a seleção de contos escolheram muito bem o conto O IMPOSTOR, nele extraterrestres enviam uma bomba na forma de um cidadão comum, na investigação a policia acaba confundindo um cidadão com essa bomba, e agora esse homem terá que provar sua inocência e encontrar a bomba antes que ela exploda. Mais uma vez temos um final completamente surpreendente, apesar de lembrar muito o final de A Segunda Variedade.
Bem, para resumir o livro é uma ótima pedida. Cheio de suspense e ação, mostra muito bem o talento de Philip K. Dick. Eu recomendo.

(Arte baseada em A SEGUNDA VARIEDADE)

***

Então é isso, o post ficou grande e um pouco confuso, mas espero que tenha dado para entender. Se vocês forem ler o livro me digam o que acharam depois!
Fiquem com Deus e até amanhã!

11 comentários:

  1. Adorei a sua resenha, esse livro parece ser muito bom, já que você o considera um livro especial rsrs' Gostei bastante das "Sinopses" de cada conto, isso me deixou ainda com mais vontade de ler *-*

    Beijinhos
    http://misteriodapaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. nem conhecia esse livro, mais pelo resenha paree ser muito bom ^^

    http://garotoonerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Uau, não conhecia essa saga mas parece ser muito bom! Curto muito livros assim ^^

    Garota de All Star

    ResponderExcluir
  4. Mazaaaaa guri, parece bem bacaninha e pelo que vi tu tem um bom gosto,
    vou aproveitar que não toh lendo nada no momento :)
    vou ler esse ^-^

    bad-reputation-13.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. deve ser muito bom *===*

    - Visite meu Blog: http://gah-principe-hype.blogspot.com/ veja as novidades bjs bjs

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece ser ótimo, fora que achei demais a capa. Ah, gosto muito do seu blog e sempre passo por aqui, então gostaria de fazer parceria, o que acha???

    http://therevolucaonerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Bah, o livro é mais do que interessante *O* Com certeza o autor é muito bom, irei anotar na minha lista de desejos, preciso ler esse livro <3

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  8. Esse é mais um dos livros que eu quero ler!
    Beijos!!! www.magic--teens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. A resenha ficou ótima, deu curiosidade. vi o filme com o Tom Cruise, muito bom.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá Jason! Como vai??

    Bem, eu sou uma pessoa que julga um pouco o livro pela capa... e esse me pareceu meio assustador. rsrs Eu sou meia fraca pra esse tipo de história, o que não a deixa menos interessante, mas acho que esse não vai para minha listinha. =P

    PS: Na parte de Parceiros, adorei a imagem que vc colocou pro meu blog (motivo: eu tbm uso óculos xD)... é de um anime?

    Abraços
    http://suinguken.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. ai que lindo aqui ficou com o novo visual.
    www.Bikoti.blogspot.com.br

    ResponderExcluir